DICAS PARA PROTEGER O SEU PET DOS FOGOS DE ARTIFICIO

     Quem tem um pet, sabe do que estamos falando. Apesar de toda parte legal das festas, os presentes e as comidas, junto de tudo isso chegam os fogos de artificio que, habitualmente, aterrorizam a vida dos nossos peludinhos. 

Para uma virada de ano tranquila para você (e seu peludinho, claro!) separamos algumas dicas da Médica Veterinária Amanda Lopes Silva, da Clínica HABITAT, que podem (sim!) amenizar o sufoco do bichinho.

1) MANTENHA O SEU PET DENTRO DE CASA (OU EM ESPAÇO FECHADO).

O ideal é que o animal fique em um local protegido e confortável, que normalmente costuma ser dentro de casa. Caso o tutor esteja viajando com o animal é preciso disponibilizar um cantinho para que ele se proteja e se sinta bem. O importante é não o deixar solto ou com acesso à rua. Com o susto, ele pode tentar fugir e acabar se perdendo ou sendo atropelado.

Já no caso dos gatos é importante se certificar de que as janelas estejam fechadas, principalmente se você mora em apartamento e não há telas nas janelas.

 

2) CAMUFLE O BARULHO DOS FOGOS DE ARTIFICIO.

Se o seu pet estiver sozinho em casa na hora da virada, tente camuflar o barulho dos fogos. Um cão chega a ouvir até quatro vezes mais do que os humanos, enquanto os gatos, em média, seis vezes mais.  Por isso, ligue a TV ou o rádio, e deixe as luzes as acesas, ou proteja os ouvidos dele com algodão.

3) NÃO DEIXE SEU PET AMARRADO EM COLEIRAS OU CORRENTES.

Seu pet deve ficar em um ambiente protegido, mas nunca o mantenha amarrado. Com o susto e nervosismo ele pode escapar, e acabar se machucando. 

4) NÃO ALIMENTE SEU PETE DURANTE AS QUEIMAS DE FOGOS.

Próximo a queima de fogos, mantenha a água, mas retire a ração de perto do seu animal, para que ele não vomite ou tenha complicações gástricas de nervoso.

5) APLIQUE A TÉCNICA TELLINGTON TOUCH (enrola-lo em uma faixa).

Existem inúmeras técnicas com a faixa, a mais conhecida se chama ‘Tellington Touch’, que baseia em amarrar uma faixa ao redor do pet, estimulando a circulação sanguínea a reduzindo a irritabilidade. Essa técnica é muito fácil de ser realizada, e encontrada na internet. Abaixo um passo a passo:

6) FLORAIS AUXILIAM NO EQUILIBRIO DE MEDO, TRAUMA E OUTROS

Utilize florais para equilibrar sentimentos como medo, trauma, depressão, saudade, perda, hiperatividade, agressividade, e outros.

Os florais não possuem contra indicações, inclusive podem ser utilizados em tratamentos junto com alopatias e com homeopatias.

Para animais com medo de fogos de artifício os florais podem ser muito úteis.

Gostou da nossa matéria? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de várias dicas para o seu pet.